1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Historia

A Faculdade de Medicina foi fundada em 1963 e em 1970 graduou o primeiro grupo de Médicos formado em Moçambique. Desde o início, a instituição concentrou-se na oferta do curso de graduação em Medicina tendo formado até a data mais de mil médicos.

A partir de 2001 passou a oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu procurando oferecer um leque cada vez maior de oportunidades de Formação Pós-Graduada, através da organização de cursos conducentes a grau académico (2º e 3º ciclo de estudos, nomeadamente o Mestrado e Doutoramento) e de cursos de formação contínua ou de atualização. O Mestrado em Saúde Pública foi o primeiro a ser introduzido em 2001, seguido do mestrado em Epidemiologia de Campo e Laboratorial e o de Saúde Mental e Psicoterapia em 2010. Recentemente, foi aprovado pelo Conselho Académico o Mestrado de Saúde Publica a distância.

Esta instituição tem como missão a formação de Médicos de Clínica Geral e Pesquisadores de excelência, que se pautem por princípios éticos e humanistas na abordagem da saúde e da doença em diferentes níveis de atenção, que desenvolvam acções de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e controlo da doença bem como a promoção da saúde na comunidade, e que permitam o fortalecimento dos sistemas de Saúde.

Assim, a Faculdade vem empreendendo esforços no sentido de melhorar a qualidade e ampliar o seu campo de actuação geral que é atenção aos cuidados de Saúde.