1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Mestrado em Epidemiología de Campo e Laboratorial

 

Programa em Epidemiologia do Campo e Laboratorial (PECL)

Mestrado em Epidemiologia de Campo e de Laboratório

Concurso para novos ingressos para o ano lectivo 2013/2015

Estão abertas candidaturas para o curso de Mestrado em Epidemiologia de Campo e Laboratorial, com dois ramos de orientação:  
I.    Epidemiologia aplicada à saúde pública; e
II.    Epidemiologia aplicada à gestão laboratorial;

Duração: 2 anos (em tempo-inteiro)

Objectivo geral do programa

O objectivo geral deste programa é a formação em serviço, baseada nos Princípios Fundamentais da Epidemiologia, de forma a permitir aos formandos a aquisição de conhecimentos e capacidades essenciais para a solução de problemas de Saúde Pública em Moçambique.

Os estudantes que completarem este programa com sucesso receberão o grau de “Mestre em Epidemiologia de Campo e Laboratorial” conferido pela UEM.
As aulas deste Mestrado decorrerão na Faculdade de Medicina e o trabalho de campo (estágio) irá decorrer em diferentes Unidades do Serviço Nacional de Saúde. As aulas terão início em Março de 2013.

 Encontre aqui o EDITAL

Porquê este Mestrado em Moçambique?   

As doenças infecciosas continuam a determinar o padrão de morbi-mortalidade em Moçambique. O país, por outro lado, apresenta-se relativamente vulnerável às doenças epidémicas e às calamidades naturais. Por exemplo, nos últimos tempos, o país tem testemunhado sucessivamente surtos de cólera durante as épocas chuvosas, sobretudo nos aglomerados urbanos. Outras doenças como a malária, as doenças diarreicas e a meningite continuam ocorrendo de forma inaceitável no país, apesar dos esforços contínuos do Ministério da Saúde (MISAU) e outras entidades governamentais e não-governamentais na prevenção e controlo destas e outras doenças transmissíveis. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua enfrentando enormes desafios para detectar e responder atempadamente aos surtos de doenças infecciosas no país.

Face a esta situação e reconhecida a necessidade de reforçar as acções de prevenção e controlo das doenças actualmente prevalecentes no país, o Ministério da Saúde solicitou ao Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (conhecido por CDC ou Centers for Disease Control ) para apoiar na elaboração dum programa de formação em Epidemiologia de Campo e Laboratorial em Moçambique. De referir que, a CDC para além de possuir uma extensa experiência no campo de prevenção e controlo de doenças, tem já um programa de formação em Epidemiologia de Campo e Laboratorial que se tem mostrado valioso em muitos países do Mundo, incluindo em alguns países da África Subsahariana. Esse programa da CDC tem sido designado em Inglês como Field Epidemiology and Laboratory Training Program (FELTP) que possui vertentes de formação em serviço e de instrução ao nível de mestrado e que no âmbito desta proposta será designado por Mestrado em Epidemiologia do Campo e Laboratorial (MECL).

Continue lendo aqui